Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/tudopara/public_html/Connections/Teste.php on line 9
CÂNCER

Adicione o Tudo para Todos aos seus Favoritos Faça o Tudo para Todos sua Página inicial

HOME A EMPRESA PRODUTOS CADASTRE-SE FALE CONOSCO SUPORTE

SERVIÇOS

 

Cotações                

FUSOS HORÁRIOS
No Brasil                 
No Mundo               
DICIONÁRIOS
Dicionário Português 
Dicionário Italiano    
Dicionário Inglês      
Dicionário Alemão      
SAÚDE
Água de Coco          
Fonoaudiologia         
Osteoporose            
Uma Vida Saudável   
Vacinação               
BELEZA E ESTÉTICA
Rugas                    
Máscaras naturais    
 
CÂNCER


O câncer é a segunda maior causa de morte de adultos no mundo ocidental, e é uma das principais causas de morte por doença em crianças de um a 14 anos. No entanto, apesar disso, ainda é raro em jovens.

O câncer, que pode surgir de qualquer tipo de célula e de qualquer tecido do organismo, não é uma doença única, mas um grande número de doenças classificadas de acordo com o tecido e o tipo de célula de origem.

Há centenas de formas distintas, sendo três os principais subtipos:

* Sarcomas: originam-se do tecido conjuntivo e dos tecidos de suporte, como osso, cartilagem, músculo, vasos sangüíneos e gordura.

* Carcinomas: incluem as formas mais freqüentes de câncer humano e procedem dos tecidos epiteliais, como a pele e os tecidos glandulares da mama e da próstata. Os carcinomas que procedem do tecido glandular são chamados de adenocarcinomas.

* Leucemias e linfomas: inclui os cânceres dos tecidos formadores das células sangüíneas e é caracterizado pela dilatação dos nódulos linfáticos, a invasão do baço e da medula e a superprodução de glóbulos brancos imaturos.


No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte por doença, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares: provoca cerca de 10% do número de óbitos registrados a cada ano.

Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são, pela ordem, câncer de mama; colo de útero; estômago; pulmão; cólon e reto; próstata; e esôfago. Juntos, respondem por quase 50% do total.


* COMO O
câncer OCORRE

Certos fatores são capazes de provocar câncer em uma determinada proporção de indivíduos a eles expostos. Entre estes, encontram-se a hereditariedade, os vírus, as radiações ionizantes, os produtos químicos, as alterações do sistema imunológico e fatores ambientais.

O câncer é um processo de múltiplas etapas, no qual uma série de erros genéticos irreversíveis ocorre numa célula do corpo durante a vida do paciente.

Os primeiros estágios (chamados de iniciação) são críticos para o estabelecimento do processo. Mudanças posteriores levam à difusão e ao aumento da taxa de crescimento, e são disparados por uma série de fatores externos, conhecidos como "promotores". Os erros podem acontecer porque a pessoa foi exposta a agentes causadores do câncer (carcinógenos). Por exemplo, a fumaça de cigarro contém muitas substâncias químicas que funcionam como iniciadores e promotores. Em algumas pessoas, porém, há também defeitos genéticos herdados que podem disparar o mecanismo de uma célula cancerosa em potencial.

Os genes são feitos de ácido desoxirribonucléico, o adn. A cada vez que uma célula se divide, é feita uma cópia do adn. As vezes ocorre um erro e a nova célula fica com um gene alterado (uma mutação).

Se a mutação acontece num gene que normalmente controla o crescimento da célula, esta pode adquirir o potencial para se tornar cancerosa. Isto significa que o crescimento canceroso, ou neoplasia, é clonal: todas as células procedem de uma única célula-mae. Essas células que escaparam ao controle que, em condições normais, regula o crescimento celular podem proliferar-se e formar uma massa, chamada tumor, que cresce sem manter qualquer relação com a função do órgão do qual se origina.

O organismo tem maneiras de lutar contra as mutações e é preciso que se acumule um certo número de erros para que um tumor se desenvolva. Isso pode levar um longo tempo, daí porque o câncer é principalmente uma doença de pessoas mais velhas. Por exemplo, 95% dos casos de câncer de cólon e reto ocorrem em pessoas com mais de 50 anos.

Todos os cânceres formam tumores, mas nem todos os tumores são cancerosos, ou malignos. A maioria, na verdade, é benigna; isto é, não ameaça a saúde.

Os tumores benignos caracterizam-se por um crescimento localizado e lento e por apresentar uma estrutura semelhante ao tecido de procedência.

Os tumores malignos caracterizam-se por sua capacidade de disseminação fora do local de origem. A invasão dos tecidos vizinhos pode ocorrer por extensão ou infiltração, ou à distância, causando crescimentos secundários conhecidos como metástases.


* TRATAMENTO

As medidas terapêuticas tradicionais incluem a cirurgia, a radiação e a quimioterapia; porém,

Atualmente, pesquisa-se a utilidade da imunoterapia e da modulação da resposta biológica; mas, a principal estratégia para o tratamento do câncer é a excisão de todas as células malignas pela intervenção cirúrgica.

A radioterapia pode ser útil como coadjuvante da cirurgia, pois a radiação pré-operatória pode diminuir a massa tumoral, facilitando a cirurgia ou transformando um tumor inoperável em outro operável.

A quimioterapia é útil para aqueles tumores cuja disseminação tornou-os inacessíveis à cirurgia ou à radioterapia.

Como a temperatura da pele varia em resposta a afecções do tecido subjacente, condições como problemas circulatórios, um processo inflamatório e um câncer são visíveis por câmaras sensíveis ao calor infravermelho. O tecido canceroso aparece em amarelo, contrastando com a coloração azul e verde do resto do corpo.

Portanto, consulte sempre seu médico; afinal, exames periódicos, check-ups são sempre uma excelente idéia para
tranqüilizar a pessoa quanto à saúde dela ou permitir que doenças sejam mais facilmente combatidas por terem sido identificadas no início de sua manifestação.

FONTE/AUTOR: Redação do Saúde Informações


FENG SHUI

 
 Leia mais sobre a arte
 de Harmonização de    Ambientes

 O símbolo Feng Shui da  Felicidade
HORÓSCOPO  
HOROSCOPO               
SIGNO OLAR                
SIGNO X SIGNO           
ASCENDENTE              
FASES DA LUA              
LUA EM TRÂNSITO        
SIGNIFICADO / NOME  

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Copyright Tudo para Todos 2002